PROCON DE CHAPECÓ DÁ 18 DICAS PARA O CONSUMIDOR E DIVULGA 'LISTA SUJA' COM 419 SITES PARA EVITAR NA BLACK FRIDAY

PROCON DE CHAPECÓ DÁ 18 DICAS PARA O CONSUMIDOR E DIVULGA 'LISTA SUJA' COM 419 SITES PARA EVITAR NA BLACK FRIDAY

Às vésperas da campanha Black Friday, que ocorre no próximo dia 23 de novembro, o PROCON de Chapecó faz um alerta aos consumidores para que pesquisem os preços dos produtos e que fiquem atentos aos sites em que desejam realizar suas compras.

Isso porque, neste ano, 419 empresas estão na chamada 'lista suja' divulgada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP). Os sites devem ser evitados porque receberam reclamações, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados.

Listamos abaixo algumas dicas para que você não embarque em frias nesta Black Friday:

1 - Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday. Um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto;

2 - Evite as tentações da compra por impulso. Não esqueça de observar atentamente a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele suprirá suas necessidades;

3 - É sempre bom verificar se a loja é de confiança. Confira se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato;

4 - Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais.

5 - Vale observar a existência de alguns “selos” ou “badges” conquistados pela empresa a partir da avaliação por sistemas como o e-bit, que é baseado em pesquisas com os consumidores sobre a qualidade do site durante o processo de compra, pagamento e também depois da entrega do produto;

6 - Cuidado com e-mails e sites fraudulentos. O recomendado é entrar diretamente no site da loja e não por meio de links duvidosos enviados por e-mail ou disponíveis nas redes sociais;

7 - Procure sites com sistemas de pagamento seguro e criptografia de dados – verifique na barra de endereços na página de pagamento se aparece https://. em vez de http, pois o https significa que se trata de um ambiente seguro, e isso implica dados criptografados;

8 - Desconfie de ofertas muito absurdas e de sites que exigem pagamento por depósito em conta bancária;

9 - Ao criar seu cadastro na loja virtual, é muito importante não utilizar a mesma senha do seu email, de banco, cartões etc.

10 - Jamais faça transações online em computadores desconhecidos (lan houses, cyber cafés, máquinas ou redes públicas), pois eles podem não estar adequadamente protegidos;

11 - Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra. O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que você adquiriu;

12 - O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra. Se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação;

13 - Cuidado com o preço do frete. No ano passado algumas lojas elevaram muito as taxas cobradas para a entrega, fazendo com que o desconto oferecido no produto acabasse não valendo a pena para o consumidor;

14 - Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta;

15 - O Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua verificação;

16 - O preço promocional não anula os direitos do consumidor: os direitos relativos a troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção;

17 - No ato da entrega, só assine o documento de recebimento após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento;

18 - Confira a lista que o Procon-SP mantém atualizada com as lojas virtuais para serem evitadas por já terem apresentado problemas. Acesse a lista aqui

No entendimento do Coordenador Executivo do Procon, Paulo Balancelli, “mesmo com o monitoramento de preços que vem sendo realizado pelos Procons de todo Brasil, maquiagens de preços podem ocorrer e o consumidor corre o risco de pagar a ‘metade do dobro’”.

 “O consumidor deve tomar cuidados para não comprar o desnecessário por impulso, evitando que isso possa levá-lo ao superendividamento”, pontua também Balancelli.

Para orientações ou reclamações ligue para 3319-1100 ou entre em contato pelo e-mail fiscalizacao@proconchapeco.com.br.

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