PROCON DESTACA OS PRINCIPAIS TRABALHOS E ELEGE O RANKING DAS EMPRESAS MAIS RECLAMADAS DE 2018

PROCON DESTACA OS PRINCIPAIS TRABALHOS E ELEGE O RANKING DAS EMPRESAS MAIS RECLAMADAS DE 2018

A Coordenação do PROCON de Chapecó destacou os trabalhos realizados pelo órgão durante o ano de 2018, bem como elegeu o ranking das empresas mais reclamadas no ano

Tradicionalmente, o relatório das empresas é divulgado no mês de março em todo o país – mês em que se comemora o Dia do Consumidor. Entre as reclamações, observa-se que, a sua maioria engloba o setor de prestação de serviços nas áreas de telefonia, TV por assinatura, instituições financeiras (bancos) e produtos eletrônicos.

Em 2018 foram registrados 18.696 atendimentos, deste total 1.155 geraram reclamações fundamentadas (demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de conciliação, com a abertura de processo administrativo), ou seja, aproximadamente 95% dos atendimentos realizados foram exitosos, não havendo a necessidade de abertura de reclamação.

Ainda, foram lançados R$ 1.906.000,00 (um milhão e novecentos e seis mil reais) em multas.

Segundo o coordenador do PROCON, Paulo Balancelli “os números de 2018 demonstram a proatividade do Procon, destacado o alto índice de resolutividade dos problemas. Isso demonstra o quanto estamos preparados para defender os direitos dos consumidores chapecoenses”.

Balancelli também destacou as principais ações do PROCON no ano de 2018:

  1. Pesquisa de material escolar;
  2. Abertura do PROCON no bairro Efapi;
  3. Ação de conscientização pelo mês do Consumidor;
  4. Pesquisa de Páscoa;
  5. Operação a Regra é Clara, nos postos de combustíveis;
  6. Operação Paciência, nas agencias bancárias;
  7. Controle de preços durante a greve dos caminhoneiros;
  8. Operação Merenda Boa, nas escolas particulares;
  9. Recomendação para baixa dos preços da gasolina (puxou a baixa do preço dos combustíveis e serviu como modelo para outros municípios do país);
  10. Black Friday;
  11. Pesquisa de Natal;
  12. Trabalho constante de conscientização com palestras nas instituições de ensino.

 

Veja o ranking das empresas mais reclamadas pelos consumidores chapecoenses:

1)     TIM

2)     CLARO/NET

3)     VIVO/TELEFÔNICA BRASIL

4)     OI

5)     CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

6)     AXA SEGUROS

7)     BANCO PANAMERICANO

8)     BANCO BMG

9)     PARANÁ BANCO

10)   MOTOROLA

 

Clique para visualizar o relatório das reclamações na integra.

 

Além de publicado no Diário Oficial, o relatório das reclamações está disponível na sede do Procon para consulta, que está localizado na Ala Sul da Arena Condá, na Rua Clevelândia, 727 – E, com atendimento das 12h30 às 18h30, contatos pelo telefone (49)3319-1100 e e-mail procon@chapeco.sc.gov.br.

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