PROCON DIVULGA CADASTRO ANUAL DE RECLAMAÇÕES

PROCON DIVULGA CADASTRO ANUAL DE RECLAMAÇÕES

A Coordenação do PROCON de Chapecó divulga a lista de reclamações registradas no órgão durante o ano de 2017, bem como elege o ranking das empresas mais reclamadas no ano.

Tradicionalmente, o relatório das empresas é divulgado no mês de março em todo o país – mês em que se comemora o Dia do Consumidor. Entre as reclamações, observa-se que, a sua maioria engloba o setor de prestação de serviços nas áreas de telefonia, TV por assinatura, produtos eletrônicos e instituições financeiras (bancos).

Em 2017 foram registrados 19.162 atendimentos, deste total 1.242 geraram reclamações fundamentadas (demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de conciliação, com a abertura de processo administrativo), ou seja, aproximadamente 93,5% dos atendimentos realizados foram exitosos, não havendo a necessidade de abertura de reclamação.

Segundo o coordenador do PROCON, Paulo Balancelli “os números de 2017 demonstram a proatividade do Procon, destacado o alto índice de resolutividade dos problemas. Isso demonstra o quanto estamos preparados para defender os direitos dos consumidores chapecoenses”.

Veja o ranking das empresas mais reclamadas pelos consumidores chapecoenses:

1)     TIM

2)     CLARO/NET

3)     LENOVO/MOTOROLA

4)     OI

5)     VIVO/GVT/TELEFONICA

6)     CAIXA ECONOMICA FEDERAL

7)     BANCO ITAU - BMG

8)     BANCO BRADESCO e BRADESCO CARTÕES

9)     BANCO DO BRASIL

10)  SAMSUNG

11)  UNOPAR

12)  BANCO PANAMERICANO

13)  B2W (SHOPTIME-AMERICANAS-SUBMARINO)

14)  BANCO SANTANDER E SANTANDER SEGUROS

15)  CORREIOS

16)  PARANA BANCO

17)  ASSURANT

18)  HAVAN

19)  CNOVA (PONTO FRIO-EXTRA-CASAS BAHIA)

20)  PERNAMBUCANAS

21)  BANCO CETELEM

 

Clique para visualizar o relatório das reclamações na integra.

 

Além de publicado no Diário Oficial, o relatório das reclamações está disponível na sede do Procon para consulta, que está localizado na Ala Sul da Arena Condá, na Rua Clevelândia, 727 – E, com atendimento das 12h30 às 18h30, contatos pelo telefone (49)3319-1100 e e-mail procon@chapeco.sc.gov.br.

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