Procon de Chapecó divulga balanço e lista das instituições mais reclamadas

Procon de Chapecó divulga balanço e lista das instituições mais reclamadas

Lista das 10 empresas mais reclamadas pelos consumidores chapecoenses

Chapecó, 15 de março de 2016 – Terça-Feira – A Coordenação do Procon de Chapecó divulgou nesta terça-feira (15) o ranking das empresas que receberam o maior número de reclamações do consumidor em 2015. A maioria dos processos refere-se a prestação de serviços nas seguintes áreas: telefonia móvel, tv por assinatura, instituições (bancos), internet e outros.

Segue lista das 10 empresas mais reclamadas pelos consumidores chapecoenses:

1)      OI S.A.;
2)      Claro S.A.
3)      Samsung
4)      TIM Celular S.A. / CCE – Cemaz Indústria Eletrônica
5)      SONY Brasil Ltda.
6)      Caixa Econômica Federal
7)      SKY do Brasil Ltda.
8)      NET Serviços de Comunicação
9)      Philco S.A. / VIVO S.A.
10)   Itaú Seguros

Clique para visualizar o relatório das reclamações na integra.

O relatório das reclamações será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (16-03) e está disponível na sede do Procon para consulta (anexo a Ala Sul da Arena Condá). Tradicionalmente, o ranking das empresas é divulgado no mês de março em todo o país – mês em que se comemora o Dia do Consumidor (15 de março). “Neste ano completamos 26 anos do Código de Defesa do Consumidor no Brasil e com bons números que refletem a resposta do órgão e das próprias empresas reclamadas aos problemas do consumidor. Em 2015, em Chapecó, registramos 9% a mais de atendimentos do que no ano anterior. Isso significa que o público está procurando mais o órgão para acessar os seus direitos porque acredita e confia na resolutividade do trabalho”, afirmou o Coordenador do Procon de Chapecó, Rodrigo Folle.

Balanço dos atendimentos em 2015

O Procon de Chapecó atende em média 85 consumidores por dia. Em 2015 o órgão registrou 19.904 atendimentos, desses 93% das pedidos foram solucionados no primeiro ou segundo contato do consumidor com o órgão, destacando o alto índice de resolutividade dos atendimentos. Ou seja, de cada 10 pessoas atendidas por dia no Procon, nove tem seu problema resolvido logo após o registro, sem a necessidade da abertura de processo.   

Ainda no ano passado foram realizadas 642 audiências conciliatórias, sendo 365 exitosas, 172 inexitosas e 105 suspensas para tentativa de acordo.  Segundo Folle, os números positivos são reflexo da credibilidade do órgão com índice de êxito significativo na resolução dos problemas enfrentados pelo consumidor. “Contamos com uma equipe de colaboradores capacitada para responder aos anseios do público, e ao mesmo tempo, percebemos que as empresas estão se adequando a realidade dos processos, aumentando assim a resolutividade após o primeiro atendimento, sem a necessidade de abrir reclamação”, finalizou.

Créditos: divulgação PMC

Maiores informações: Assessoria de Imprensa - 3321: 8433

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